Lógica da Batata#1 - "Os Buracos"

E aqui vai a primeira Lógica da Batata.

Tem a ver com buracos.

Sim. Buracos.

Estava eu um dia a passear com um amigo quando ele me disse:
"-O Urbino, o cachopo, fez um furo na orelha que ia da ponta esquerda do lóbulo até à ponta direita (não acreditem, por favor, que utilizamos estes termos...)." - e eu fiquei intrigada, pelo que respondi algo como:
"-Na podi! Ele fez foi dois furos! Um de cada lado do lóbulo e pôs uma dessas modernices chamada pircinguis a entrar de um lado e a sair do outro!"
Ao que ele responde:
"-Ó totó (esta ofendeu-me bastante, devo confessar), não vês que é só um furo??"

Eu estava a ficar mesmo confusa.
É que eu sou um bocado lerda (está assumido, o que querem que faça mais?) e quando não percebo algo, o meu cérebro dá simplesmente um nó. Fico sem conseguir pensar e todo o meu ser entra em parafuso, literalmente. Imagino cada neurónio meu a fazer um tornadozinho como o Taz da Tasmânia, os meus olhos a ficarem com espiraizinhas e sirenes a apitar.
E isto acontece muitas vezes.

Depois de abanar a cabeça muitas vezes, qual burro a enxotar as moscas, olho para o meu amigo e respondo-lhe.
"-Não pode ser! Tem dois buracos! Logo, são dois furos!" - e ele, inteligente, diz-me:
"-Sabes que um furo tem sempre dois buracos???"

Não, minto. Não foi nada assim. Foi mais:
"Duh! Sabes que um furo tem sempre dois buracos???" - Faltava o insulto. Só para perceberem que eu sou um ser em permanente sofrimento e que não tem culpa de ter umas VAGAS, e reparem que friso VAGAS, nuances loiras nesta minha cabeleira que me conferem um raciocínio lento.

Esse dia mudou a minha vida para sempre.
Um furo, que é já de si um buraco, comporta dois buracos. E o que serão esses dois buracos?
Estou a entrar em parafuso outra vez como quando começo a pensar no vácuo.

Mas afinal vácuo é o quê?
É nada. - respondem-me sempre.

E o que é nada?
É a ausência de tudo.

Eu não consigo imaginar "ausência de tudo", ausência de ar. (neste momento acabei de abanar a cabeça como os burros).

E acontece-me exactamente a mesma coisa quando penso no infinito.
Também não consigo imaginar o que é tudo. O que é o Universo, que é tudo.


BAAAAAAAAA.

Filosofias d'um caneco!

Voltando aos buracos.
Um poço é um furo, mas só tem um buraco...
Mas um túnel é um furo e tem dois buracos, assim como os furos das orelhas.

E se escavarmos o poço até ao fundo? Vamos dar ao outro lado! Logo, um furo, quando é bem feito, tem dois buracos.

Vou mas é deixar-me disto e vou ler Os Maias.

É p'ra ver se acabo de escrever a saga "O Eça de Queirós era um tipo engraçado." Ando eu a ler o bendito livro de papel e caneta...ou lápis na mão, para ir apontando as páginas onde estão escritas coisas que me saltam à vista. Tudo para vocês, meus nabos.

Batatonas!!!**********************

Comentários

  1. para esclarecer:
    sim, és lerda
    não, um bom buraco só se consiste de UM furo.
    qualquer buraco feito com dois furos é MAU.
    e ofendi-me com a " meus nabos".

    não deixes o blog morrer gostosa!
    lambya

    ResponderEliminar
  2. subscrevo. e, para que conste, o universo É finito.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Harnessing the healing power of Batata: How journaling non-sense stuff can boost your serotonin levels and improve your well-being.

Bernoulli

O Eça de Queirós era um tipo engraçado#1 "O desabafo da Batata - Batata governa o Mundo"